Educação e Socialização



  • Há quem considere bobagem, mas educar e socializar o filhote desde cedo é importante para que ele não se torne um adulto mimado e um pesadelo para a família. Quando o filhote chega ao seu novo lar, cabe ao dono adaptá-lo correntemente á rotina da casa.
  • Evite mimar, ficar com o filhote no colo, oferecer uma porção de brinquedos e guloseimas ou deixá-lo circular á vontade por todos os ambientes da casa. Se a intenção do dono é manter o filhote sozinho durante suas horas de trabalho, a atenção deve ser redobrada para evitar que ele destrua a casa em sua ausência.
  • Os cães se adaptam com facilidade ás regras impostas no ambiente em que vivem. Portanto, defina o local em que ele ficará e de que forma será instalado. Feito isso, evite mudá-lo de lugar.
  • Providencie bebedouro e comedouro e disponha-os próximos á cama
  • Os cães não fazem xixi e cocô junto ao local onde comem e dormem. Por isso, escolha um local para ser o banheiro do filhote e acostume-o desde cedo a fazer ali as suas necessidades. Forre a área com jornais e tapete higiênico e leve-o ao local nos horários em que costuma fazer xixi e cocô. Assim que o cãozinho passar a entender que ali é o seu banheiro, reduza aos poucos a área forrada até restar apenas uma folha de jornal.
  • Após os seis meses de idade, procure a ajuda de um profissional de adestramento para que o filhote aprenda os principais comandos de obediência, como Deita, Fica, Senta e Aqui. Esses comandos são importantes para auxiliar na conduta de qualquer cão, mesmo aqueles criados apenas como companhia.
  • A socialização é fundamental para evitar problemas  comportamentais. Os passeios nas ruas devem ser feitos frequentemente, de preferência todos os dias, para que ele sinta odores e estímulos diferentes aos que está habituado em casa e perceba que no mundo existem outros cães e outras pessoas

Fonte: Revista anuário cães

Nenhum comentário:

Postar um comentário