Escolhendo um Gato

Primeiros Passos


Se você optou pelo gato como animal de estimação, procure fazer uma boa escolha da raça, de acordo com o seu estilo do vida...


Embora tenham hábitos diferentes dos cães e sejam mais independentes, os gatos também requerem cuidados. Custos com aquisição, alimentação, vacinação e consultas regulares ao veterinário devem ser considerados antes de levar um gatinho para casa. Vale lembrar que os gatos vivem entre 15 e 17 anos, e a responsabilidade do dono deve durar por todo esse tempo.
Mas se isso não for problema para você, comece decidindo se quer macho ou fêmea, filhote ou adulto. Quando adquirimos ainda filhotes, os gatos costumam se adaptar melhor á casa e á família, porém, dão um pouco mais de trabalho e exigem maior atenção. Já quando a opção é por um exemplar adulto, é importante que ele tenha sido castrado. Após a castração, os gatos geralmente se mostram mais afetuosos e caseiros.
Dependendo da raça, os gatos apresentam  temperamento e comportamento diferenciados. Algumas são mais tranquilas e preferem ficar maior tempo dentro de casa, enquanto outras já são mais ativas e gostam de permanecer ao ar livre, muitas vezes caçando pássaros e roedores.
Outro detalhe importante se refere ao asseio exigido por determinadas raças. As de pelo curto são mais fáceis de cuidar, diferente daquelas de pelo longo, em que a pelagem precisa ser constantemente escovada e desembraçada para que fique sempre bonita e sedosa. Diante de tantos detalhes, não é nada fácil escolher o tipo de gato mais adequado ao perfil de cada um. Por isso, fazer uma boa pesquisa junto aos clubes especializados e criadores idôneos é a melhor alternativa.

Vira-lata ou gato de Raça?

No Brasil muitos preferem adotar gatos vira-latas. Muitas vezes, esses gatos são produzidos através de cruzamentos de raças diferentes ou até mesmo de SRDs com gatos de raça. Encontrados em cores, pelagem e tamanhos variados, esses gatos também se mostram excelentes animais de estimação e a diferença entre os gatos de raça pura está no fato de que dificilmente é possível saber que características de aparência, temperamento e comportamento o filhote terá na fase adulta. Já os gatos de raça, comercializados com pedigree, têm seus padrões  raciais definidos desde filhotes. E apesar do custo da aquisição, trazem atestados de sanidade e podem participar das exposições de beleza específicas de gatos de raça.


Fonte: Revista Anuário Cães

Nenhum comentário:

Postar um comentário